Por quê

DSCF3898Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experienciar de cada um. E se esta experimentação resulta num trabalho profissional e reconhecido, a auto estima dos alunos os leva a um “acreditar” indescritível. Dessa forma, estimula-se os educandos a se arriscarem na pintura, desenho, fotografia, sem falar em áreas com web design, editoração, literatura, jornalismo e cinema, pois trata-se de uma vivência que pode ser explorada pelos diversos parceiros que nos convidam a fazer mais uma obra.

Neste projeto o ensino-aprendizagem nas diversas áreas pode se dar, na prática, através da integração desta ação de extensão com a teoria dada em sala de aula. É uma experiência coletiva e muito estimulante, principalmente para alunos de escolas e universidades vinculadas ao projeto para a feitura de um mural. Uma proposta em arte com embasamento no princípio de participação prática traz para as suas atividades um grande número de interessados. A comunidade se reconhecerá como participante e construtora daquela arte em que acabou envolvida. Os integrantes ampliarão seus próprios conhecimentos e poderão avaliar com mais segurança decisões futuras e que nortearão seus caminhos. A arte fará parte de suas vidas de modo direto ou indireto, independente da profissão que venha a ter. Tudo terá um pouco mais sentido, deixando de existir aquele conhecimento incompreensível e elitista, normalmente distante de sua realidade. Este conteúdo todo enriquece muito as pesquisas e valoriza a organização dos participantes em seus espaços, sua auto-compreensão, bem como a interação com os demais e com o meio que está inserido. Desta forma, contextualizamos a ação na vertente da ludicidade e da visão participativa, com a ação tão importante quanto os resultados, sejam eles imediatos ou futuros. Significa que as atividades propostas devem levar a um destino. Se pensarmos num projeto e no seu processo, cada etapa apresentará resultados que poderão se tornar, cada um, um outro projeto. Os resultados dos processos podem ser uma etapa ou sua finalização em murais, vídeos, textos, exposições ou no registro final em forma de pesquisa.

       Objetivos Principais

  • Proporcionar aos participantes uma experimentação prática na produção de uma obra de arte;
  • Incrementar o conteúdo de estudos teórico/prático nas disciplinas que se envolverem com o projeto;
  • Produzir obras de arte que abordem temas sociais locais e ao mesmo tempo embelezem os ambientes onde forem instaladas;
  • Suscitar valores e reflexões para a Pesquisa com respeito à arte, arte mural e integração, mostrando implicitamente sua importância para a educação e cultura locais;

    Objetivos secundários

  • Estabelecer relações entre a comunidade e o conceito “obra de arte”, aproximando assim e cada vez mais os valores culturais entre o cotidiano e a educação;
  • Produzir registros em textos, fotos, vídeos e informações relacionando às pinturas o valor da participação e valores conquistados no decorrer do trabalho;
  • Demais produções que os parceiros acharem importante propor.

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